A relação preço Vs. qualidade a muito que é debatida a nível da gestão, sendo que muitos já chegaram a conclusão que a qualidade não está intrinsecamente ligado ao preço, isto é, que eu posso ter bens de preços baixos mas de boa qualidade. Até porque, nos dias de hoje tendo em conta a concorrência existente, a oferta é acrescida de bens de elevada qualidade e a preços baixos.
Mas, a minha análise não será feita a nível da gestão, quem sou eu para tal :) mas sim a nível - digamos - social.
Infelizmente a sociedade angolana é/está muito fútil. As relações de amizade baseiam-se na riqueza percepcionada... isto é, escolha baseada nos carros, casas e aspecto visual. E neste mundo de ostentação vivida assume-se que quem consome/usa as coisas mais caras é rico, logo uma óptima pessoa para se conhecer e se ter como amigo. Sim porque hoje a amizade está relacionada com o ter e não com o ser ... mas isso já são outras reflexões...
Lembrei-me hoje de falar sobre isso já que ontem tive o (des)prazer de presenciar uma situação em que mais uma vez pude verificar que em Angola as pessoas não escolhem os produtos pela qualidade, mas sim pelo preço. Sendo que, observei alguém a desdenhar de um vinho, que é do meu conhecimento um bom vinho, porque uma garrafa do mesmo custava na maioria dos supermercados por volta dos 2.000,00 AKZ, aproximadamente 20 USD/15 Euros.