terça-feira, 11 de março de 2014

Autarquias em Angola: Porquê e para quê?

De tempos em tempos vou ouvindo nas notícias que alguns partidos políticos vão fazendo campanha / acções de esclarecimento as populações sobre as autarquias.

Não vou falar aqui sobre o que estes partidos andam a fazer e como o fazem, mas pretendo analisar as vantagens e desvantagens para Angola da implementação deste modelo governativo para as populações no geral, utilizando de perto realidades próximas de nós culturalmente,tendo em conta os conhecimentos que disponho sobre o assunto.

Para mim o conceito de autarquia não é algo novo, já que vivi num país que já o aplica a muitos anos. Mas sei que, para a população angolana no geral são conceitos novos que devem ser desmistificados, de forma a preparar desde logo a população para esta possível mudança.

A Constituição da República de Angola, aprovada em Janeiro de 2010 (e publicada a 05 de Fevereiro de 2010), traz pela primeira vez a possibilidade de uma organização descentralizada do poder.

No seu Título VI começamos a ter contacto com as disposições sobre o Poder Local.

quarta-feira, 5 de março de 2014

A cidade mais cara para se morar no mundo já não é Luanda...


E assim o mundo ficou a saber que Luanda já não é a cidade mais cara do mundo, não estando sequer nos 10 primeiros lugares... verdade seja dita, que já não o foi o ano passado, tendo sido ultrapassada por Tóquio.

Na lista das dez cidades mais caras, segundo o estudo do The Economist, em 1º Lugar está a cidade de Singapura, 2ª Paris, 3º Oslo, 4º Zurique, 5º Sidney, 6º Caracas, 7º Genebra, 8º Melbourne, 9º Tóquio, 10º Copenhaga.



Tentando Aprender a Costurar

Finalmente a minha máquina de costura chegou!!!! Estive mais de um mês a espera dela ...vida dura :)...
Durante este tempo todo imaginei o que poderia fazer com ela... que brncadeiras faria...já me imaginei inclusive a fazer roupas para mim ahahahah. ...como é fértil a minha imaginação :)
Mas acredito que quem sonha e vai atrás dos seus sonhos muito pode conquistar. Assim sendo, apesar do medo sobrenatural que estou a sentir de falhar,  de não me conseguir entender com a costura, decidi ir em frente...

Primeiro com passos pequeninos e amanhã quiçá o mundo....uhhhhh....sim o mundo, o meu mundo pode ser???? Ahaha não vou desistir, como já o fiz em outras ocasiões,  nem que seja pela calma que me transmite tal como a cozinha :)...

Sim é o meu segundo C - cozinhar e costurar....acho que tenho de arranjar um terceiro ahaha...

A experiência com a máquina foi boa... 

A minha máquina linda :)



Assim foram feitas quatro fronhas para as almofadas da sala de estar... eu gostei... agora é só praticar, aprender a cortar e ....conquistar o meu mundo .


As minhas fronhas :)


terça-feira, 4 de março de 2014

Mais uma estrela ganhou o céu

Hoje mais uma estrela ganhou o céu. ..então mais bonito ele se tornou.

Hoje a minha família perdeu mais um elemento tão importante. ..isso três meses depois da minha (nossa) tão grande perda, perda esta que ainda não aprendemos a viver...e hoje a vida novamente vem mostrar o quão frágeis nós somos.

Acordei angustiada esta manhã,  eram cinco da manhã e tu já tinhas partido para o teu eterno descanso. Orei por ti... pedi a Deus para te proteger, que fizesse a sua vontade mas que cuidasse bem de ti.

Não sabia eu que já nos tinhas abandonado...fiquei angustiada até receber o telefonema meigo da minha prima.... choramos juntas pela tua partida...e a P.S. disse algo que é a mais pura realidade. ..foi como se perdêssemos a Dede mais uma vez...a ferida voltou a doer.

Chorei porque te amo, porque me amavas, porque representavas a minha Dede, porque me lembravas da minha Avó Suzana e acima de tudo por seres quem sempre foste, uma doce pessoa...

Sempre foste tão meiga, tão carinhosa que quando perdemos a Dede eu senti-me, e acredito que o mesmo aconteceu com os outros, adoptada por ti... como se a Dede te tivesse dito para tomares conta de nós. .. e isso ajudou a aliviar a dor.

O teu rosto sereno, a tua voz doce mas decidida, os teus lindos cabelos brancos, a tua memória de tempos idos, o teu abraço,  o teu ralhar determinado mas meigo estão na minha memória. ...foram poucos os momentos mas foram o suficiente para ficares gravada no meu coração.

Acredito que hoje vocês se reunir todos com um abraço. .. que tu levastes notícias nossas... que disseste a todos o quanto cada um de nós vos ama e sente a vossa falta...

Obrigada por teres existido, obrigada por teres feito parte da minha vida...que Deus tenha a tua alma em eterno descanso e junto aos teus amores...

Vamos procurar honrar os ensinamentos recebidos...

Amo-te Titina,  da um beijo a minha Dede, a minha avó Suzana e um abraço apertado a Ele que me abandonou a três meses sem eu lhe ter dito que o amo muito....