Estou farta! é oficial, estou muito farta!
Ainda não fui ... mas nunca se sabe quando serei a próxima vítima dos reboques. Esta é agora a nova moda que se arranjou para extorquir dinheiro a população. Sim extorquir, disse eu.
E esta extorsão é supostamente oficial, já que estou a falar dos reboques usados supostamente pela polícia de trânsito.
Nos últimos tempos supostamente a polícia de trânsito desta linda cidade decidiu declarar guerra contra os automobilistas que estacionam mal e em locais proibidos. Até aí tudo bem, aceito, apesar de Luanda ser a cidade com menos estacionamento disponível e mais locais com proibição de estacionar, inclusive por vezes na porta da nossa casa ... vai-se lá entender essa lógica.
Mas desta guerra declarada, tenho vindo a observar a estorção declarada a quem por azar caí nessa malha. A multa maravilhosa para quem tem o azar de ver o seu carro rebocado é de 80.000,00 AKZ o que equivale a mais coisa menos coisa como 800 USD ... é importante referir que o salário mínimo oficial no país é de 18.000,00 AKZ = 180 USD... Supostamente deste valor, 30.000,00 AKZ vão para a empresa subcontratada para este trabalho e o restante entram para o cofre do estado, e daí ... só eles sabem onde vai este dinheiro parar.
Como os valores envolvidos é tão elevado virou moda o uso dos reboques... e aí começam os abusos e as estorsões de dinheiro.
1. Já começaram com as bandidagens. Os carros são rebocados do local em que se encontram e de seguida os motoristas dos carros reboque seguem normalmente para um ponto estratégico onde aguardam, por algum tempo, que os lesados apareçam para negociar a entrega do carro. Normalmente este negócio fica fechado pagando entre 20.000,00 a 30.000,00 AKZ. São rebocados em norma, pelo menos aqui a frente do meu local de trabalho, cinco carros por dia. É o negócio da China!
2. Carros que se encontram bem estacionados, cumprindo as regras de trânsito também são rebocados. Sim, é verdade, pois a uns dias atrás vi um carro ser rebocado porque a roda estava a tocar no risco que limita o fim da autorização para estacionar, pois a seguir é o espaço necessário antes da curva - os dito 20 metros.
3. Carros estacionados na rampa de entrada de uma propriedade privada, com anuência do proprietário também são rebocados, porque alguém achou que os carros não podiam estacionar ali e achou que ali era via pública ... Haja paciência...
4. A última e presenciada por mim hoje foi um carro a ser rebocado quando o condutor do mesmo se encontrava presente, mesmo antes de montarem os fios e o erguerem.... sim, aconteceu. O motorista ainda tentou argumentar, chegou a subir para o carro, mas nada feito o carro foi rebocado.
O carro da vítima!
Mas o mais curioso disto tudo, e aproveito para que me ajudem... vocês conseguem ver na imagem algum polícia de trânsito a coordenar a actividade?
Não, certo? Exacto, não há qualquer polícia de trânsito. Normalmente, esta operação é feita sem qualquer autoridade presente, estando simplesmente os funcionários da empresa subcontratada. Qual a veracidade desta operação, pergunto eu ...
Após o reboque das viaturas, os carros são transportados para parques que são completamente desconhecidos das vítimas... sim, porque após o reboque, o automobilista terá que enveredar por um jogo que poderá ser intitulado como: "a procura da agulha num palheiro".
Por incrível que pareça a grande maioria dos parques usados pela polícia são desconhecidos pelos comuns mortais. É que esse "esquema", quero eu dizer, essa guerra ao mal estacionamento está tão bem montada que, se o meu carro é rebocado no Bairro A, pertencente ao município B, poderá ir parar no parque S, pertencente ao município T. Fiz-me entender? É giro não é?
Outra beleza desta situação é que para além dos ditos parques oficiais... o único "oficial" que conheço e o mais falado é o da Chicala ... são usados parque particulares no meio do nada, sem qualquer segurança... onde mais valia deixar o carro aberto com as chaves na ignição para ser levado / desmontado pelos amigos do alheio.
Para quem tem o azar de ter o seu carro rebocado e se não vai a tempo de negociar a "gasosa" com estes simpáticos senhores, para além da despesa terá de despender bastante tempo numa busca incessante do seu veículo, passeando de parque em parque até o achar.
A não ser que conheça alguém lá dentro que vai tentar descobrir, contactando vários colegas, as vítimas estão feitas ....
Enfim, isso é Luanda, a bela cidade de Luanda que cada dia nos faz recordar que é preciso ter estômago e coração de ferro para aqui viver... Não estranhe que quando se desembarca numa outra cidade se sinta uma paz, uma tranquilidade sem procedente... Mas é a nossa cidade, a nossa bela cidade de Luanda...
Respire e vá praticar desporto para descomprimir ...
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